( ...)
O papel do curador é dar apoio. Ele fica com a pessoa que passa pela experiência da descarga emocional e deixa que ela ocorra enquanto mantém a posição das mãos e a cura pelo Reiki.
É preciso que o agente de cura não julgue. Ele pode ouvir coisas terríveis, mas não pode reagir. Seu trabalho é ouvir e fazer com que a pessoa expresse suas emoções, sentindo-se totalmente segura. Se o paciente chorar, diga-lhe : "Você está certo em chorar, você está seguro fazendo isso aqui. Deixe sair, está certo." Se a pessoa descreve um trauma dessa vida - por exemplo, um incesto -, ajude-a a superar a dor. Diga coisas como: " Veja como você foi forte e sobreviveu. Isso acabou, e nunca mais vai acontecer. Você é uma pessoa boa, maravilhosa." Se ela estiver com raiva, diga: " Você esta certa em sentir raiva. Desabafe." Se ela libera o trauma de uma vida passada, pode estar abrindo a fonte do padrão desta vida. Contribuindo com essa descarga, as emoções que causaram a dor são liberadas. Essa é uma cura importante; a pessoa se curará agora, o que não poderia ter ocorrido antes.
Se a pessoa fica agitada ou parece tentar falar, sem conseguir, encoraje-a a falar o que precisa. Às pessoas nessa cultura, particularmente as mulheres, ensinou-se que não se deve expressar os sentimentos, que aceitar uma emoção forte pode ser muito assustador. Tornando a sessão de cura um espaço suficientemente seguro para expressar qualquer coisa que precise, essas emoções emergem. (...)
Quando o agente de cura presenciar, pela primeira vez, a descarga emocional de uma pessoa que ela está curando, provavelmente se assustará. Essas descargas geralmente duram só alguns minutos e desaparecem antes de o curador chegar às posições das pernas. Embora, às vezes, essas descargas sejam violentas e assustadoras para o curador, são muito benéficas para a pessoa que recebe a sessão de Reiki. O Universo parece proteger também os agentes de cura inexperientes; eles só serão expostos a situações com as quais podem lidar. As sessões mais difíceis e carregadas emocionalmente ocorrem quando o curador está pronto para isso. Quando a pessoa começa a usar o Reiki, sua cura também se torna cada vez mais dirigida. Ao entrar conscientemente ou não com os guias espirituais, o curador sabe o que dizer. Numa descarga emocional, ou em qualquer outra situação, o agente de cura sabe o que fazer. Ele pode se perguntar depois como pensou nisso.
Depois da cura, a pessoa que passou pela descarga emocional sente-se muito melhor e mais aliviada, e o agente de cura também amadureceu. ( ... ) Depois de uma sessão de Reiki, ambos, curador e paciente, estão energizados e dotados de energia em equilíbrio. O curador, que levou a energia Reiki por meio das mãos para outra pessoa, também recebeu a cura. ( ...)
Extraído do livro Reiki Essencial de Diane Stein.