Acredito que os sistemas holísticos de cura do futuro combinarão o tremendo corpo de conhecimentos "analisados" da medicina tradicional com os conhecimentos "sintetizados" dos sistemas superiores de energia corporal. Os futuros sistemas holísticos de cura diagnosticarão e prescreverão um tratamento simultâneo para todos os corpos de energia e para o corpo físico, conforme as necessidades do paciente, e incorporarão os processos de cura, tanto internos como externos. Médicos, quiropráticos, homeopatas, curadores, terapeutas, acupunturistas, etc., todos trabalharão juntos para ajudar o processo de cura. O paciente será visto como uma alma em sua jornada de volta ao lar, ao seu verdadeiro eu, à Divindade, e a doença, como uma das maneiras de indicar ao viajante a direção certa.
Para fazê-lo, precisamos empregar os métodos analíticos desenvolvidos pelos médicos, mergulhando nos mistérios do corpo superior a fim de adquirir um conhecimento prático do seu funcionamento e da sua estrutura. Precisamos juntar os projetos de pesquisa em que se põem à prova os métodos de cura do corpo superior juntamente com a medicina científica alopática atual, para analisar os efeitos combinados. Como trabalham juntos as drogas alopáticas e os remédios homeopáticos? Quais são os que se harmonizam, sustentando e acentuando uma cura? Quais são os que se hostilizam, e não devem ser usados ao mesmo tempo?
Precisamos concentrar-nos na descoberta de um método de detecção para observar os corpos de energia. Sendo o etérico formado de matéria mais grosseira, o mais parecido com o corpo físico e, provavelmente, o mais fácil de detectar, deveríamos concentrar-nos primeiro nele. Que tremendo instrumento teríamos em mãos se pudéssemos produzir uma imagem da estrutura de grade do etérico para mostrar os equilíbrios e os desequilíbrios da energia! Com essa informação e com novos estudos, poderíamos descobrir métodos mais práticos e eficientes para reequilibrar as energias do etérico. E no futuro, mercê das nossas pesquisas, acabaríamos descobrindo métodos aplicáveis aos corpos superiores.
Dessa maneira, poderíamos curar o distúrbio antes que ele se manifestasse no corpo físico como doença física.
( ...)
Com pessoas altamente treinadas e qualificadas, capazes de detectar, com um simples olhar, os processos internos do corpo, não é difícil de imaginar até onde essas pessoas poderiam levar a pesquisa médica. Em lugar de enfatizar a observação de animais em laboratórios, a pesquisa poderia concentrar-se no paciente verdadeiro e em suas necessidades pessoais. Quando alguém for capaz de conhecer diretamente ( de "ler" ) a espécie de tratamento de que um paciente necessita serão elaborados programas em nível pessoal para a cura de cada indivíduo.
( ...)
Extraído do livro Mãos de Luz de Barbara Ann Brennan.