As crianças de hoje precisam de uma orientação inteligente que lhes apoie o crescimento e a integração no corpo, na mente e no espírito. Pode ser difícil aplicar modelos espirituais aplicáveis a crianças - modelos que lidem com seu desenvolvimento de forma que lhes respeite os diversos estágios da vida. As escolas educam a mente, mas reprimem a necessidade natural do corpo de correr e brincar. Em seu bem sucedido livro Inteligencia Emocional, Daniel Goleman mostra a necessidade de educar e amadurecer as emoções antes do intelecto. Algumas crianças cresceram totalmente refratárias à religião por terem sido obrigadas a se sentar em duros bancos de igreja ou ler livros intelectualmente acima de sua compreensão; assim, com a idade, perderam o interesse pelas questões espirituais. Outras foram criadas ignorando completamente o corpo e, como resultado, têm problemas de saúde. Outras ainda evitam a universidade e outras empreitadas intelectualmente exigentes por terem sido convencidas de que não possuem inteligência necessária, quase sempre porque na infância receberam tarefas excessivas para sua idade.
O Sistema de Chacras, baseado nos sete centros energéticos giratórios do corpo, espelha com rigor os estágios do desenvolvimento infantil. Esse sistema mostra como os chacras se desenvolvem sequencialmente, de baixo para cima, à medida que a criança amadurece desde o nascimento até a vida adulta. ( ...)
Não se trata apenas de evitar abusos - significa criar seres humanos excelentes. Isso é possível se as crianças receberem apoio em todas as dimensões de sua experiência - física, emocional, mental e espiritual. Um apoio adequado ao nível de desenvolvimento em que elas se encontrem. ( ... )
Extraído do livro: Rodas da Vida de Anodea Judith
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