quarta-feira, 26 de julho de 2017

Simbolismo do Reiki

O ideograma

A palavra Reiki pode ser escrita com ideogramas japoneses que, como em algarismos romanos, não exprimem letra ou som, e sim uma ideia.

Resultado de imagem para ideogramas japoneses do reiki



Segundo o contexto, esses ideogramas podem ter várias leituras, com os seguintes significados:

I. Chuva maravilhosa de energia Vital; 
II. Chuva maravilhosa que dá vida; 
III. A ideia de algo que vem do Cosmo e que seu encontro com a Terra produz o milagre de vida;
IV. Chuva maravilhosa que produz o milagre de vida;
V. A comunhão de uma energia superior com uma terrena que se pertencem mutuamente;
VI. Uma energia  maravilhosa que está acima de todas as demais e, além disso, está em você e você pertence a ela.
Obs.: Em alguns casos, esses ideogramas encontram-se reforçados com pequenas formas que representam grãos de arroz os quais simbolizam a vida.


A cor

A cor simbólica da energia Reiki é o verde, a cor da saúde física, haja vista sua correlação com o chacra cardíaco, responsável pelo nosso amor incondicional e sistema imunológico. Seus ideogramas são feitos em dourado, pois essa é a cor cósmica.

O bambu

Da natureza,  o método Reiki tomou como símbolo o bambu que em sua simplicidade, resistência ( quando enverga ), vazio, retidão e perfeição, pode representar metaforicamente o funcionamento da energia.
O bambu é flexível, apesar de forte. Ele reverencia o vento que o toca soprando, ele se dobra mostrando-nos que quanto menos um ser se opuser à realidade da vida, mais resistente se tornará para viver em plenitude. O bambu é forte, serve para construção de embarcações, móveis, etc., ou seja, todos que receberam a iniciação no método Reiki tendem a ficar fortes e resistentes. Entre um nó e outro, o bambu é oco, vazio, como vazio é o espaço entre o céu e a terra, representando os que escolheram ser canais de energia Reiki, que passam a funcionar nesse vazio como verdadeiros "tubos" direcionados de Energia Cósmica. A retidão sem igual do bambu, a perfeição do seu projetar-se para o alto, assim como seus nós, que representam os diferentes estágios do caminho, simbolizam o objetivo do nosso itinerário interior, o nosso crescimento e a evolução em direção à meta. No Japão, o bambu é uma plana de bons auspícios, ou sorte. Pintar o bambu é considerado não só arte como também um exercício espiritual. Em algumas culturas africanas, o bambu é um símbolo de alegria, da felicidade de viver sem doenças e preocupações. É interessante observar como essa simbologia tem a ver com os Princípios do Reiki.

Resultado de imagem para bambu japones

Extraído do livro Reiki Universal de Johnny De" Carli.

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Como tornar-se um canal de Reiki

Imagem relacionadaTodos podemos ser canais de energia Reiki. O método Reiki  encontra-se ao alcance até mesmo de crianças, de preferência com mais de sete anos, anciãos,  e pessoas doentes. Basta querer!
O reikiano não é criado pelo mestre. É despertado. Por isso denominamos o Nível I do método Reiki de  " O Despertar". Somos  reikianos em potencial, já nascemos com os canais. O ser humano pode ser comparado a uma instalação elétrica completa, cuja lâmpada não acende porque está desatarraxada. O que o mestre de Reiki faz é ajustar o contato da lâmpada.
A partir do momento da iniciação, abre-se dentro da pessoa uma porta que, uma vez transposta, a introduz em uma nova realidade.
 ( ...) 
Quando nos convertemos em canal da energia Reiki, nos tornamos um meio através do qual a Energia Universal é conduzida.  Reiki é uma energia de amor canalizada através do nosso chacra cardíaco. O iniciado converte-se em um verdadeiro canal de energia.
(...)
Existe atualmente, um grande número de seminários de Reiki sendo oferecidos através dos meios de comunicação. Cada mestre  tem uma metodologia de ensino, mas os seminários são sempre baseados no Sistema Usui. A multiplicação de mestres beneficia o planeta e a humanidade. Entretanto, à medida que a oferta de seminários cresce, os leigos podem sentir dificuldades em escolher o mais adequado para si. ( ...) Há quem comece a lecionar o método Reiki sem saber o suficiente sobre o assunto. Um certificado de Mestrado em Reiki não faz um mestre em Reiki, mas, sim, desenvolve a capacidade para transmitir e ensinar a técnica. ( ...) 
O mestre de Reiki é uma pessoa capacitada a iniciar outras pessoas e não pode e nem deve ser tomado como um exemplo do ponto de vista moral, ético ou espiritual. Um mestre é qualquer pessoa que desperta em nós o conhecimento que já possuímos.
O fato de termos recebido um nível de determinado mestre não cria obrigatoriedade de realizarmos os demais níveis com esse mesmo mestre.
(...)
O futuro reikiano deve procurar conhecer o mestre antes de realizar um seminário com ele. Procure saber sobre o trabalho desenvolvido pelo mestre, quantos anos de prática possui, quem foi o mestre dele, onde foi treinado, quanto tempo durou seu treinamento.


Extraído do livro Reiki Universal de Johnny De"Carli.

quarta-feira, 12 de julho de 2017

O Reiki é uma religião?

Imagem relacionadaMuitas pessoas acreditam que o Reik é uma religião. E por perceber  o Reiki como religião, sistema filosófico ou credo, e ainda por total desinformação acerca dos grandes benefícios que essa terapia holística pode agregar às nossas vidas, essas pessoas perdem a oportunidade de receber essa grande Luz. 
O Reiki é uma terapia alternativa recomendada pela OMS ( Organização Mundial de Saúde ), e ela  pode ser utilizada por todo ser vivo.   A  sua aplicação não tem nenhuma restrição, não é necessário diagnóstico para que o receptor a receba e não exclui nenhuma cultura, tribo, gênero, raça ou credo. O Reiki é tão simples que  crianças a partir dos sete anos de idade podem aplicá-lo  para tratar vários tipos de disfunções crônicas.
 O reikiano canaliza a Energia Cósmica do Universo, não precisando utilizar toda a  sua energia vital ( ki ) como acontece em outras terapias. Sendo assim, essa técnica não desgasta o terapeuta, não traz nenhum desequilíbrio emocional ou espiritual para quem  o aplica. Pelo contrário, o terapeuta absorve uma porcentagem dessa energia aplicada, passando a ter mais energia e disposição depois de cada  sessão. 
A grande novidade é que o Reiki passou oficialmente a fazer parte da " Tabela de Procedimentos" oferecidos pelo Sistema Único de Saúde ( SUS ). Essa Portaria foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 13 de janeiro de 2017, na categoria de "ações de promoção  em saúde". A energia Reiki é inteligente. Ela pode ser combinada com outros tratamentos ou outras técnicas e suas possibilidades são infinitas.
Essa técnica é muito poderosa e pode tornar as pessoas mais conscientes dando a oportunidade  de se autoconhecer, criando condições para se ter uma vida mais  harmoniosa,  alargando  sua conexão com as forças da natureza, com seus iguais e consigo mesmo. 

" Haverá época em que a humanidade se unirá, como já o fez em outras eras, na medicina, na ciência e na religião. Sem dúvida, o método Reiki terá grande importância para que a humanidade alcance sua plenitude. "


quarta-feira, 5 de julho de 2017

Reiki à distância

Resultado de imagem para figuras de aplicação reikiA aplicação de energia Reiki à distância é de grande valia quando o contato direto for doloroso ( no caso de uma queimadura, por exemplo), ou quando existe o risco de infecção para o receptor ou o contágio para o reikiano. Enviar uma energia Reiki para uma pessoa que está no mesmo ambiente, porém do outro lado da sala, já é considerada uma aplicação a distância, por estarmos fora do campo áurico do receptor. Podemos usar o tratamento a distância para enviar energia a certas áreas de nosso próprio corpo que são de difícil acesso, como a coluna, por exemplo: é só visualizá-la entre nossas mãos. 
Existem mestres que pregam que podemos mandar energia Reiki a distância para quem quisermos, alegando ser Reiki uma energia de amor e que não precisamos de autorização para amar alguém. (...) No envio de Reiki a distância, cria-se um elo com a pessoa a quem se faz a aplicação da energia. Ocorre uma conexão ou alinhamento com todos os níveis, inclusive os superiores. Assim, é sempre indicado obter a permissão e consentimento da pessoa para quem você pretende enviar energia Reiki a distância, mesmo quando temos uma vinculação maior com a pessoa a ser tratada, como, por exemplo, parentes próximos ou amigos íntimos. A energia Reiki a distância não solicitada é uma invasão de privacidade. Devemos respeitar a vontade alheia e o livre arbítrio da pessoa receptora. Impor a alguém uma recuperação não desejada é totalmente contrário à ética terapêutica. A pessoa tem o direito de manter o seu mal-estar, se assim o preferir. O pedido de autorização em alguns casos pode ser feito mentalmente, por meio da conexão com o Eu Superior da pessoa que irá receber a energia. Agindo assim, podemos usar Reiki a distância para ajudar as pessoas em coma, desacordadas, que aparecerem na televisão, rádio ou jornais, que tenham se envolvido em acidentes ou que, por outro motivo, necessitem de auxílio. Em alguns casos, é importante combinar a hora mais adequada para a energização.  Algumas pessoas costumam ficar sonolentas e até dormir, terem certa perda de reflexos e coordenação motora, sentirem calor, calafrios e pressão na cabeça, isto, momentaneamente; dependendo da atividade que a pessoa estiver exercendo naquele momento, estes fatores poderão apresentar riscos, como no caso de estar dirigindo um carro, pilotando um avião ou mesmo se for um médico-cirurgião atuando.
Um grupo de reikiano irradiando energia ao mesmo tempo faz com que a energia Reiki se eleve ao quadrado. Por exemplo: cinco pessoas irradiando simultaneamente equivale a vinte cinco se trabalharem em grupo. Logo, procurem participar de grupos de trabalho, pois os resultados serão melhores.
Podemos relatar a experiência de termos enviado Reiki a distância para pessoas  que estavam passando pelo processo de desencarne. Constatamos que qualquer situação não ou mal resolvida entre nós e esta pessoa se soluciona ou se abranda.
Qualquer que seja a técnica de Reiki a distância aplicada, o ideal é procurar um ambiente tranquilo onde ninguém possa nos interromper. Feche a porta, desconecte o telefone, atenue a luz.
(...)
Caso você não conheça pessoalmente a pessoa para quem está direcionando a energia Reiki, tenha o cuidado de utilizar uma foto com o nome dela, ou o nome completo e o endereço. Mesmo que o receptor não se encontre em seu endereço naquele instante, lembre que trabalhamos fora do tempo presente; logo, este receberá a energia Reiki ao ontem ou amanhã.
(...)



Extraído do livro Reiki Universal de Johnny De'Carli