Preparar-se para aplicar um tratamento de Reiki nos outros é similar a um autotratmento. Algumas coisas extras podem ser necessárias, como um sofá ou uma cadeira, um queimador de essência de Aromaterapia, luzes baixas e um quarto aquecido ( especialmente no inverno ), coisas que podem ser úteis para criar condições certas. Quando tratar alguém pela primeira vez, coloque-se no lugar da pessoa: como você se sentiu quando primeiro conheceu o Reiki? Tente fazê-lo ficar o mais confortável e bem-vindo possível, sem passar dos limites. Dê tempo para que ele explique por que foi vê-lo e o que espera do tratamento.
LIDANDO COM AS EXPECTATIVAS DO PACIENTE
Pode ser construtivo dizer ao seu paciente o que esperar durante um tratamento; no entanto, julgue cada situação como achar melhor. Às vezes pode não parecer apropriado, se ele então ficar pensando sobre o que pode acontecer em vez de simplesmente relaxar. Aqui estão alguns exemplos sobre o que você pode falar para seu paciente, se parecer a coisa certa a ser feita:
- Quanto tempo o tratamento leva
- Demonstrar as 12 posições básicas das mãos e explicar que você pode incorporar outras
- Deixar o paciente informado sobre o momento em que deve virar ( após a oitava posição de mão )
- Explicar que ele pode experienciar uma sensação quente no corpo e ao redor dele ou saindo das mãos do curador ( ocasionalmente pode sentir frio também )
- Sensações de formigamento no corpo do paciente e ao redor dele
- Uma sensação de peso ou leveza
- Muito relaxado ou até mesmo sonolento ( não tem problema cair no sono )
- O paciente pode ser que fale
- O paciente pode suar um pouco ( ou ter uma contração muscular ), e pode sentir algum tipo de movimento interno no corpo enquanto relaxa
- A garganta pode ficar seca, então tenha um copo de água por perto e lenços para um nariz escorrendo.
- O estômago pode "reclamar" enquanto o corpo relaxa
Explique que essas são todas reações naturais. Algumas pessoas podem ter uma experiência muito mais intensa e profunda ou uma libertação emocional, então mantenha uma caixa de lenços de papel perto e esteja pronto para ouvir se necessário. Tente ser aberto e aceitar o que surgir. Confie que seu paciente vai saber conscientemente ou subconscientemente o que ele está pronto para liberar. Quanto mais genuínas a confiança e a segurança que temos pelas habilidades naturais de cura dos outros, mais fácil será para essas qualidades naturalmente desabrocharem da pessoa. Do ponto de vista do praticante, desenvolver confiança no Reiki faz parte do nosso próprio processo de cura e crescimento. Isso também cria uma atmosfera de confiança favorável a estimular o potencial de autocura do próprio paciente,
Se suas mãos estiverem frias, aqueça-as antes de começar o tratamento. Isso é especialmente importante para as posições na cabeça. As primeiras quatro posições podem passar uma sensação claustrofóbica, então fique alerta caso alguém se sinta desconfortável sobre ser tocado. O tratamento do Reiki é tão eficiente quanto se as mãos forem posicionadas sobre o corpo - em vez de tocá-lo -, no entanto sabemos que o poder do toque pode ser muito benéfico para a cura também, mesmo sem o Reiki. A questão do toque é um assunto particularmente sensível quando homens estão curando mulheres,; então, estabeleça claramente o que o paciente sente ser confortável antes de o tratamento começar, para que ele fique totalmente relaxado e receba o maior benefício possível do Reiki. Se tiver dúvida não toque.
( Extraído do livro Reiki para Iniciantes _ David Vennells )
Nenhum comentário:
Postar um comentário