quarta-feira, 29 de março de 2017

IDEIAS PARA USAR O REIKI

Imagem relacionada

Aqui estão alguns exemplos de como podemos usar o Reiki, tanto como uma técnica de cura com as mãos, como ao estabelecer intenções:

  • ·         Curar a nós mesmos e aos outros  física, mental e emocionalmente
  • ·         Crescimento pessoal e espiritual, desenvolvimento de compaixão, sabedoria, paciência e empatia
  • ·         Curar animais e plantas
  • ·         Problemas de relacionamento em casa e no trabalho
  • ·         Mandar Reiki para situações mundiais, como conflitos políticos, desastres naturais, acidentes de trânsito ou situações locais como crimes, desemprego e pobreza
  • ·         Combinar o Reiki com outras terapias complementares, como Aromaterapia e Reflexologia
  • ·         Encontrar um novo emprego ou carreira, uma nova casa, um carro ou qualquer coisa que precise
  • ·         Ter um bom clima no feriado ou em qualquer outro dia
  • ·         Ter uma viagem segura e breve quando estiver dirigindo ou viajando no geral, ou para encontrar uma vaga de carro
  • ·         Encontrar uma solução para qualquer problema específico
  • ·         Tratar a você mesmo antes de passar por situações estressantes, como exames, entrevistas, falar em público, etc
  • ·         Passar Reiki para sua comida antes de comê-la, roupas antes de vesti-las, vitaminas e cura para melhorar suas propriedades saudáveis; também use o Reiki para limpar cristais de cura
  • ·         Ser mais criativo, melhorar sua memória ou capacidade de aprendizado ou qualquer outra qualidade mental ou emocional
  • ·         Encontrar novos meios de usar o Reiki ou atrair as pessoas que precisam do Reiki
  • ·         Ter uma vida plena e tranqüila
  • ·         Sempre estar abençoado, guiado e protegido
  • ·         Aprofundar sua experiência com o Reiki e seu nível de autopercepção
  • ·         Para que sua família, seus amigos e os outros sejam felizes e contentes



Extraído do livro Reiki para Iniciantes de David Vannells

quarta-feira, 22 de março de 2017

VISLUMBRANDO NOSSA VERDADEIRA NATUREZA INTERNA

Resultado de imagem para imagem de reikiCompreender a sacralidade íntima do Reiki faz parte de se tornar um praticante mais completo. Ás vezes, à medida que progredimos, experienciamos uma " proximidade interna " com a origem do Reiki, e nesses momentos percebemos que somos muito pequenos e sabemos muito pouco sobre a essência do Reiki. No entanto, assim como uma gota de chuva é da mesma natureza que o oceano, e eventualmente se torna inseparável deste, percebemos que estamos nos tornando muito mais do que imaginávamos; podemos vislumbrar a nossa verdadeira natureza interna e potencial e a dos outros.
Geralmente existe uma conexão forte entre os problemas que as pessoas trazem para nós, curadores,  e nossas próprias questões. Se parecer que estamos atraindo pessoas com problemas similares, é uma indicação de que podemos precisar nos mover adiante nessas áreas também. Não podemos esperar que as outras pessoas mudem para melhor se não estamos preparados para desafiar nossos próprios defeitos!
Não precisamos ser perfeitos, apenas preparados para aprender mais sobre nós mesmos. Nunca devemos nos orgulhar de sermos curadores, ou agirmos de uma forma superior. Isso pode ser uma grande barreira para nossa própria cura e para melhorar nossas técnicas de cura. Se somos honestos sobre nossas fraquezas, sem sermos duros com nós mesmos, e se podemos compartilhar nossos problemas e pedir ajuda quando precisarmos, então nossa habilidade de curar os outros e a nós mesmos irá melhorar.

Extraído do livro: Reiki para Iniciantes de David Vennells

quarta-feira, 15 de março de 2017

COMO AS OUTRAS PESSOAS REAGEM AO REIKI

Resultado de imagem para reiki para fazer a pazQuando aprendemos Reiki pela primeira vez, outras pessoas podem  reagir de forma diferente em relação a nós. Apesar de muitas delas não poderem ver, o Reiki equivale a uma frequência alta de luz que nos envolve durante tudo que fazemos e nas situações em que nos encontramos. Ele também toca na vida daqueles que nos rodeiam, As pessoas podem reagir a essa mudança sendo mais amigáveis ou até mesmo menos amigáveis conosco. Em um nível subconsciente, os outros estão cientes de que estamos carregando essa "luz"e, no fim das contas, irão querer se beneficiar disso. 
Se alguém estiver estranhamente crítico ou não amigável, apenas aceite sem julgamentos - novamente isso irá passar. Além disso, se as outras pessoas ficarem estranhamente exigentes da sua presença, tente equilibrar a situação permitindo que extraiam o Reiki de você, mas não a ponto de que seu tempo se torne condicional; por exemplo, " você esperar algo em troca ". Se você acha que isso pode acontecer, é melhor dar um tratamento "formal" de Reiki, recebendo em retorno uma quantia apropriada de dinheiro ou outro tipo de troca justa. Uma troca justa é qualquer uma que deixe ambas as partes felizes por terem dado.
Se você for "desafiado" sobre o Reiki por seu parceiro, amigos, família ou outras pessoas, então, mantenha-se calmo e centrado enquanto se explica. Seja  honesto sobre por que você está fazendo Reiki. Se estiver falando a verdade - sua verdade -, então os outros irão aceitar mais prontamente e apoiarão o que está fazendo, mesmo se no começo não pareça nada ortodoxo. Manter-se centrado e falar a sua verdade é muito mais fácil se você  valoriza a si mesmo e o que está fazendo, e se trata os outros da mesma forma. Se você se sentir ameaçado pela dúvida e zombaria dos outros, essa pode ser uma boa oportunidade para aprofundar sua compreensão e conexão com o Reiki. Faça perguntas para si: Por que eu escolhi fazer Reiki? O que o Reiki significa para mim?
Se você se sentir seguro e esclarecido sobre sua posição, então poderá ser aberto e honesto sem o medo da rejeição ou do julgamento.

Texto extraído do  livro Reiki para Iniciantes do autor David Venelles.

quarta-feira, 8 de março de 2017

TRANSCENDÊNCIA E O SONO DO REIKI



 Às vezes nós podemos experienciar o Sono do Reiki durante o autotratamento, ou quando recebemos Reiki dos outros.  É como um curto período de sono profundo; transcendemos nosso nível superficial normal de consciência, e um nível mais sutil da mente aparece. Isso pode durar por apenas alguns minutos, mas, como ficamos tão profundamente relaxados e transcendemos a percepção normal, pode  parecer apenas alguns minutos! Quando retomamos a consciência do Sono do Reik, muitas vezes nos sentimos completamente renovados, como se tivéssemos tido uma noite completa de sono.
Essas experiências indicam que o tempo medido não é tão concreto quanto parece normalmente e que a mente – na origem – existe para além dos limites do tempo e espaço. De fato, em essência a mente é eterna e sem limites. Alguns textos budistas definem a verdadeira natureza da consciência ou da mente simplesmente como clareza e percepção, como um céu azul claro e infinito, ou apenas conhecimento puro, completo e abençoado, um sentido de “ apenas estar”, sem nenhum limite ou definição.
Precisamos de um sono profundo todas as noites para garantirmos boa saúde. Normalmente são necessárias várias horas de sono normal à noite antes de conseguirmos perceber os benefícios do sono profundo. O sono profundo e o Sono do Reiki são muito benéficos para a cura. Ao retornar à origem da nossa consciência superficial, nossa mente sutil, liberamos estresse mental e físico acumulado e mergulhamos na fonte da percepção pura ou consciência da luz clara, que está no âmago do nosso ser. O Sono do Reiki inconsciente tende a acontecer mais frequentemente com pessoas que têm menos sono profundo normalmente ou com aquelas que particularmente precisam de uma cura profunda.
Não é fácil para a maior parte das pessoas experienciar o sono do Reiki conscientemente. Já que nossas mentes estão acostumadas a funcionar no nível superficial, não possuímos a capacidade ou concentração consciente para nos mantermos acordados e profundamente relaxados ao mesmo tempo. É por isso que perdemos a consciência temporariamente quando transcendemos a percepção normal e caímos no Sono do Reiki, como fazemos quando caímos no sono normalmente. Dr. Usui conseguiu manifestar os níveis sutis da mente, tocá-los conscientemente e trabalhar neles por causa de seus muitos anos de meditação e concentração mental.

À medida que nossa prática de Reiki progride, vamos cada vez mais experienciar os níveis sutis da mente tanto durante o tratamento formal quanto no dia a dia da nossa vida. Essas mentes gentis, lúcidas, esclarecidas e profundamente felizes irão começar a surgir bem naturalmente de dentro, e podemos, é claro, ampliar ou aprofundar nossa experiência e compreensão desse processo por meio da meditação e do estudo apropriado.

quarta-feira, 1 de março de 2017

AS MÃOS E O CHACRA DAS MÃOS

Resultado de imagem para imagem maostroca de energia entre as pessoas e o meio ambiente se dá através dos milhares de centros de energia espalhados através do nosso corpo, os quais são denominados de chacras ou chakras. São sete os chacras principais, cada um com sua função, cor e características que distribuem energia  e se ligam a chacras secundários através dos "dutos" de energia. Existem alguns chacras secundários muito conhecidos de todos, mas vamos falar um pouco nessa postagem sobre  a importância das mãos e  do chacra das mãos.

Observe  um  pequeno trecho do poema " O Monólogo das Mãos " de Michel de Montaigne : 


Para que servem as mãos? Para pedir, prometer, chamar, conceder, ameaçar, suplicar, exigir, acariciar, recusar, interrogar, admirar, confessar, calcular, comandar, injuriar, incitar, teimar, encorajar, acusar, condenar, absolver, perdoar, desprezar, desafiar, aplaudir, reger, benzer, humilhar, reconciliar, exaltar, construir, trabalhar, escrever ...
A mão de Maria Antonieta, ao receber o beijo de Mirabeau, salvou o trono da França e apagou a auréola do famoso revolucionário; Múcio Cévola queimou a mão que, por engano, não matou Porcena; foi com as mãos que Jesus amparou Madalena; com as mãos David agitou a funda que matou Golias; as mãos dos Césares romanos decidiam a sorte dos gladiadores vencidos na arena; Pilatos lavou as mãos para limpar a consciência; os anti-semitas marcavam a porta dos judeus com as mãos vermelhas como signo de morte!
Foi com as mãos que Judas pôs ao pescoço o laço que os outros judas não encontram. A mão serve para o herói empunhar a espada e o carrasco, a corda; o operário construir e o burguês destruir; o bom amparar e o justo punir; o amante acariciar e o ladrão roubar; o honesto trabalhar e o viciado jogar. ( ... )

O autor do «Homo Rebus» lembra que a mão foi o primeiro prato para o alimento e o primeiro copo para a bebida; a primeira almofada para repousar a cabeça, a primeira arma e a primeira linguagem. Esfregando dois ramos, conseguiram-se as chamas.
( ... )
O aperto de duas mãos pode ser a mais sincera confissão de amor, o melhor pacto de amizade ou um juramento de felicidade. O noivo para casar-se pede a mão de sua amada; Jesus abençoava com as mãos; As mães protegem os filhos cobrindo-lhes com as mãos as cabeças inocentes. . E, no fim da vida, quando os olhos fecham e o coração pára, o corpo gela e os sentidos desaparecem, são as mãos, ainda brancas de cera, que continuam na morte as funções da vida. E as mãos dos amigos nos conduzem... E as mãos dos coveiros nos enterram!
As nossas mãos são verdadeiras ferramentas de  execução de tarefas diárias, mas também tem um poder de cura inato, muito embora nem sempre nos damos conta da sua importância. Não é a toa que o filósofo grego Aristóteles as considerava a ferramenta das ferramentas. O uso das mãos desde a antiguidade serviu como instrumento de diagnóstico e cura. Haja visto os mudras, que   são as posições das mãos que influenciam a energia do seu corpo físico, emocional e espiritualOs Mudras têm sido utilizados no Oriente há milhares de anos e foram praticados por muitos líderes espirituais incluindo Buddha. Hoje, os Mudras ainda são usados em yoga e meditação.  Às vezes, podemos inconscientemente colocar nossas mãos em posições de mudra sem sabê-lo, outras vezes podemos usá-los para ajudar a canalizar e estimular a cicatrização.

O chacra das mãos

Esse é um chacra de grande importância em práticas holísticas de imposição de mãos como o Reiki e outras terapias de energização. Esse chacra sem cor específica, fica localizado no centro das palmas das mãos e para ativá-lo, basta apenas esfregar a palma de uma mão na outra. Logo em seguida é possível sentir um aquecimento ou até mesmo formigamento, sinalizando que a energia foi ativada. Após a aplicação do Reiki, é importante que o reikiano lave as mãos com água corrente e sabão para se desconectar da energia do consultante.