A troca de energia entre as pessoas e o meio ambiente se dá através dos milhares de centros de energia espalhados através do nosso corpo, os quais são denominados de chacras ou chakras. São sete os chacras principais, cada um com sua função, cor e características que distribuem energia e se ligam a chacras secundários através dos "dutos" de energia. Existem alguns chacras secundários muito conhecidos de todos, mas vamos falar um pouco nessa postagem sobre a importância das mãos e do chacra das mãos.
Observe um pequeno trecho do poema " O Monólogo das Mãos " de Michel de Montaigne :
Para que servem as mãos? Para pedir, prometer, chamar, conceder, ameaçar, suplicar, exigir, acariciar, recusar, interrogar, admirar, confessar, calcular, comandar, injuriar, incitar, teimar, encorajar, acusar, condenar, absolver, perdoar, desprezar, desafiar, aplaudir, reger, benzer, humilhar, reconciliar, exaltar, construir, trabalhar, escrever ...
A mão de Maria Antonieta, ao receber o beijo de Mirabeau, salvou o trono da França e apagou a auréola do famoso revolucionário; Múcio Cévola queimou a mão que, por engano, não matou Porcena; foi com as mãos que Jesus amparou Madalena; com as mãos David agitou a funda que matou Golias; as mãos dos Césares romanos decidiam a sorte dos gladiadores vencidos na arena; Pilatos lavou as mãos para limpar a consciência; os anti-semitas marcavam a porta dos judeus com as mãos vermelhas como signo de morte!
Foi com as mãos que Judas pôs ao pescoço o laço que os outros judas não encontram. A mão serve para o herói empunhar a espada e o carrasco, a corda; o operário construir e o burguês destruir; o bom amparar e o justo punir; o amante acariciar e o ladrão roubar; o honesto trabalhar e o viciado jogar. ( ... )
O autor do «Homo Rebus» lembra que a mão foi o primeiro prato para o alimento e o primeiro copo para a bebida; a primeira almofada para repousar a cabeça, a primeira arma e a primeira linguagem. Esfregando dois ramos, conseguiram-se as chamas.
( ... )
O aperto de duas mãos pode ser a mais sincera confissão de amor, o melhor pacto de amizade ou um juramento de felicidade. O noivo para casar-se pede a mão de sua amada; Jesus abençoava com as mãos; As mães protegem os filhos cobrindo-lhes com as mãos as cabeças inocentes. . E, no fim da vida, quando os olhos fecham e o coração pára, o corpo gela e os sentidos desaparecem, são as mãos, ainda brancas de cera, que continuam na morte as funções da vida. E as mãos dos amigos nos conduzem... E as mãos dos coveiros nos enterram!
As nossas mãos são verdadeiras ferramentas de execução de tarefas diárias, mas também tem um poder de cura inato, muito embora nem sempre nos damos conta da sua importância. Não é a toa que o filósofo grego Aristóteles as considerava a ferramenta das ferramentas. O uso das mãos desde a antiguidade serviu como instrumento de diagnóstico e cura. Haja visto os mudras, que são as posições das mãos que influenciam a energia do seu corpo físico, emocional e espiritual. Os Mudras têm sido utilizados no Oriente há milhares de anos e foram praticados por muitos líderes espirituais incluindo Buddha. Hoje, os Mudras ainda são usados em yoga e meditação. Às vezes, podemos inconscientemente colocar nossas mãos em posições de mudra sem sabê-lo, outras vezes podemos usá-los para ajudar a canalizar e estimular a cicatrização.
O chacra das mãos
Esse é um chacra de grande importância em práticas holísticas de imposição de mãos como o Reiki e outras terapias de energização. Esse chacra sem cor específica, fica localizado no centro das palmas das mãos e para ativá-lo, basta apenas esfregar a palma de uma mão na outra. Logo em seguida é possível sentir um aquecimento ou até mesmo formigamento, sinalizando que a energia foi ativada. Após a aplicação do Reiki, é importante que o reikiano lave as mãos com água corrente e sabão para se desconectar da energia do consultante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário